Editorial

Palavras-chave: Editorial

Resumo

Esta edição da Revista Angolana de Extensão Universitária traz como tema “A ressignificação de práticas no ensino em Angola.” Para reflectir sobre o tema selecionaram-se os termos ressignificação e práticas para a condução da proposta em análise. A selecção dos termos permitiu olhar para realidade do ensino angolano e analisar a forma como as práticas têm sido feitas nesse contexto.

A noção de prática está a ser abordada em duas dimensões. A primeira, enquanto resultado da aplicação de uma determinada acção, designada por práticas pedagógicas e vista como unidade curricular e a segunda, voltada para o costume e os usos, sendo mais abrangente e assente na actividade do docente, que baseado nos seus conhecimentos, oferece respostas aos mais variados desafios do ofício. Os novos desafios das práticas no e de ensino serviram para justificar a inclusão de ressignificação. Neste sentido, os dois termos (ressignificação e práticas) estarão atrelados à componente ensino.

No contexto angolano, as práticas pedagógicas, no ensino superior, integram os planos curriculares das áreas de formação de professores, com o propósito de levar o (a) estudante ao terreno para as primeiras experiências, fazendo com que adquira competências úteis para o exercício futuro das suas actividades.

Para ilustrar os desafios que as duas dimensões encerram recorreu-se à analogia de um camponês que tem de saber se uma certa planta se adequa ao solo e ao mesmo tempo deve encontrar mecanismos para que ela vingue e não se perca. A capacidade de pensar na solução para plantar, de forma satisfatória, é um ponto forte dessa acção e o estado do solo, um ponto fraco. Sabemos, portanto, que entre o momento em que se planta e a germinação, surgem vários desafios e o fim nem sempre é satisfatório. O caso da pandemia da Covid-19 foi, para o ensino, um desafio que obrigou a encontrar saídas para que o ensino continuasse. Várias barreiras precisaram de ser transpostas pelos professores, obrigados a encontrarem soluções cada vez mais criativas, recorrendo às tecnologias ou a outros meios para que as actividades lectivas continuassem.

Alguns desses desafios, bem como as soluções experimentadas, são abordadas nesta edição, de formas distintas, com destaque para as novas formas do fazer docente, impostas pela situação da Pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Bernardo Sipiali Sacanene, Escola Superior Pedagógica do Bengo, Angola

Doutor em Ciências da Linguagem, especialidade em Linguística Aplicada (Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho (Braga-Portugal). Mestre em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa pela Universidade Agostinho Neto (Luanda-Angola). Tem como áreas de interesse: Linguística, Linguística Aplicada, Lexicografia Digital, Lexicologia, PLN (Processamento da Linguagem Natural) e Análise de Sentimento. É docente na Escola Superior Pedagógica do Bengo (Angola).

Hilário Eurico Piriquito, Escola Superior Pedagógica do Bengo, Angola

Mestre. Doutorando em Ciências da Educação na especialidade de Didáctica das Ciências no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Licenciado em Ensino da Pedagogia na Escola Superior Pedagógica do Bengo; Formação Educação em Sexualidade na Deficiência no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Docente na Escola Superior Pedagógica do Bengo no Departamento de Ciência, Ensino, Investigação e Extensão das Ciências da Educação. Linhas de investigação: atividades práticas e avaliação das aprendizagens no Ensino Primário angolano.

António Van-Dúnem de Gouveia Pinto, Escola Superior Pedagógica do Bengo, Angola

Docente da Escola Superior Pedagógica do Bengo, afecto ao Departamento de Ensino, Investigação e Extensão em Educação. É licenciado em ensino da Psicologia pela Escola Superior Pedagógica do Bengo(ESPB), mestrando em Pedagogia do Ensino Superior, pelo Instituto Superior de Ciência da Educação de Luanda(ISCED), áreas de interesse: menores, infância e práticas pedagógicas.

Referências

.
Publicado
2022-07-18
Como Citar
Sacanene, B., Piriquito, H., & Pinto, A. (2022). Editorial. Revista Angolana De Extensão Universitária, 3(2), 08 - 11. Obtido de https://www.portalpensador.com/index.php/RAEU-BENGO/article/view/477