O Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela e os Desafios Actuais da Qualidade do Processo de Ensino-Aprendizagem de História

Palavras-chave: História, Processo de ensino-aprendizagem

Resumo

Este artigo aborda o estado actual do processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Didáctica Especial no 2º ano do curso de Ensino da História no ISCED de Benguela, para condicionar a formação de habilidades, julgadas, básicas para os primeiros anos da Educação Superior. Realizou-se uma pesquisa qualitativa com enfoque descritivo-explicativo. Participaram 9 professores, entre os quais 2 de Didáctica. Utilizaram-se o questionário e uma grelha de observação de aula. Obteve-se que apesar da importância do conteúdo para o aluno, os professores devem preocupar-se com a formação de um sujeito pesquisador, historiador, perseguindo o desenvolvimento de categorias de tempo (permanência/mudança, semelhança/diferença e simultaneidade) do pensamento e da construção da cidadania, da tolerância e da cooperação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Isabel Maria Romero Fernandez de Carvalho, Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola

Professora Auxiliar do Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela. Doutorada em Psicologia Evolutiva e da Educação pela Universidade de València – Espanha). Docente nos cursos da Graduação e da Pós-Graduação no Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela. 

José Guende Máquina, Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola

Professor Assistente do Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela e docente do Departamento de Ciências Sociais. Mestre em Didáctica do Ensino Superior pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela.

Referências

Abdulina, C. A. (1972). Formación de habilidades pedagógicas, En Problemas actuales de la teoría y la práctica dela enseñanza pedagógica, ISP, Holguín.

Addine, F. (2002). Principios para la dirección del proceso pedagógico, En Compendio de Pedagogía, Editorial Pueblo y Educación, Habana.

Aguilera, A R. (2003). Teoría y Práctica Curricular. Editorial Cuba: Pueblo y Educación.

Alarcão, I. (S/D). Preparação didáctica num enquadramento formativo-investigativo; inovação. Lisboa.

Alet, M., Perrenoud, P. & Paquay, L. (2003). A profissionalização dos formadores de professores. Editora S. A, São Paulo.

Allport, G. W. (1960). The open system in personality theory. The Journal of Abnormal and Social Psychology, 61(3), 301–310.

Alvarez, I. (1995). Perfeccionamiento de la formación de habilidades en la solución de problemas de Física para estudiantes de Ciencias Técnicas. Tesis de Maestria en Ciencias de la Educación

Álvarez, Z. y Rita M.(1990). El Desarrollo de las Habilidades de la Historia, Editorial Pueblo y Educación.

Alvarez, C. Y Elvia, M. G. (1998). Lecciones de didáctica general. Editorial Edilnaco Ltda, Colombia.

Álvarez, Z. (1998). Historia-alumno-sociedad. En: Revista “Educación”, No. 95. La Habana.

Alvarez, Z., Rita, M. (1978). Metodología de la enseñanza de la Historia, Editorial Pueblo e Educación, Habana.

Costa, G. M. C. (2020). Sala de Aula Invertida: uma metodologia de aprendizagem ativa in Metodologias ativas: relatos e debates das práticas do século XXI. Quirinópolis:Editora IGM.

Estrela, M. T. (1997). Viver e construir a profissão docente. Colecção Ciências da Educação, Porto Editora. Portugal.

Layrargues, P. P. & Lima, G. F. C. (2014). As macrotendências Político-Pedagógicas da Educação Ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, 17, n.1, 23- 40.

Moreira, J. R. e Ribeiro, J. B. P. (2020). Prática pedagógica baseada em metodologia ativa: aprendizagem sob a perspectiva do letramento informacional in Metodologias ativas: relatos e debates das práticas do século XXI. Quirinópolis:Editora IGM.

Pinza, F. (2010). A importância do ensino de história e da cultura na formação de cidadãos. Webartigos.

Ribeiro, S. L. (2004). Espaço escolar: um elemento (in)visível no currículo. Sitientibus. Feira de Santana, n. 31, p. 103-118.

Romero, I. (2013). Factores de risco e protecção para os adolescentes em situação de vulnerabilidade ante o consumo de substâncias aditivas em Angola. Tese de Doutoramento. Roderic Universidade de València.España.

Santos, P. V.; Molina, V. A. P. M. e Costa, G. M. C. (2020). Metodologias ativas: relatos e debates das práticas do século XXI. Quirinópolis:Editora IGM.

Silva, M. I. O.; Pesce, L. e Netto, A. V. (2018). Aplicação de sala de aula invertida para o aprendizado de língua portuguesa no ensino médio de escola pública. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, v. 5, n. 1. p. 100-119. Disponível em: https://www.nied.unicamp.br/revista/index.php/tsc/article/view/190.

Fontes telemáticas

Competências Para Ensinar e Aprender. Disponível em: http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=756.

Gestión por Competências. Disponible em: http://www.gestiopolis.com/dirgp/rec/gescomp.htm

Metodologias Ativas Relatos e Debates das Práticas do século XXI. Disponível em: https://docplayer.com.br/191567923-Metodologias-ativas-relatos-e-debates-das-praticas-do-seculo-xxi.html

Ministério da Saúde. Brasil. (2021). O que é a Covid-19? Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/o-que-e-o-coronavirus. Acesso em: 16 jun. 2021.

Modelos de Currículo. O Currículo é um saber que se constrói diariamente e a partir do interior da escola. Disponível em:http://www.apagina.pt/arquivo/Artigo.asp?ID=3846

Organização Curricular no Modelo Baseado em Competências. Disponível em: http://www.senac.br/conheca/referenciais/ref3.htm

Publicado
2022-07-08
Como Citar
Carvalho, I., & Máquina, J. (2022). O Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela e os Desafios Actuais da Qualidade do Processo de Ensino-Aprendizagem de História. Revista Angolana De Extensão Universitária, 3(2), 49 - 64. Obtido de https://www.portalpensador.com/index.php/RAEU-BENGO/article/view/446