A Mandume: Revista de Estudos Multidisciplinares é uma publicação científica da Universidade Mandume Ya Ndemufayo e que surge como consequência natural da maturidade da instituição e da compreensão de que para se posicionar cientificamente precisa de veículo próprio de comunicação científica, permitindo dessa forma que as relações e parcerias que hoje tem possam também ter espaço para apresentação de resultados, sempre que as mesmas forem produtos de naturaza científica.

FOCO E ESCOPO
Na Mandume: Revista de Estudos Multidisciplinares publicamos artigos científicos originais no domínio das Ciências Sociais, Engenharias e Ciências da Saúde.

Temos como propósito promover a divulgação de materiais com o máximo de excelência e contribuir desta forma para a diversificação das fontes científicas de conhecimento seguindo os melhores critérios éticos e metodológicos da publicação científica.

PERIODICIDADE

A Mandume: Revista de Estudos Multidisciplinares é uma publicação semestral, com dois números por ano e com possibilidade de publicação de números especiais.

LÍNGUAS DE PUBLICAÇÃO

Utilizamos o português como língua principal, mas poderão também ser aceites para a submissão na revista, as seguintes línguas: Inglês, espanhol e francês, que deverão em caso de necessidade traduzidos pelos autores.

NORMAS DE APRESENTAÇÃO DO MANUSCRITO

(Citações e referências bibliográficas)

A Mandume: Revista de Estudos Multidisciplinares adopta, as Normas de Publicação da APA: Publication Manual of the American Psychological Association (6ª Edição, 2017) [https://www.dcu.ie/sites/default/files/library/pdfs/apacitingreferencingguide2017.pdf ]. 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

A análise do manuscrito tem início após o preenchimento correcto dos campos requeridos na plataforma. Se não atendidas as directrizes o texto será devolvido e na segunda vez arquivado. Se a submissão estiver incompleta a mesma não será considerada.

Os textos podem ser redigidos em português, espanhol, ou inglês, mas a revista pode exigir a sua tradução.

FASES DA AVALIAÇÃO

O processo de avaliação dos manuscritos submetidos segue 5 (cinco) fases: Triagem, Avaliação cega, Revisão, Edição e Publicação.

Triagem: esta fase inicia com a submissão do manuscrito pelo(s) autore(s). Aqui a revista faz uma verificação inicial para conferir se o artigo segue as directrizes da revista e atende às normas. Em caso negativo o mesmo é devolvido aos autores solicitando-se a respectiva adequação. Ao passar pela triagem está em condições de seguir para a fase seguinte.

Avaliação cega: o artigo  passa para a avaliação cega, que pode ser simples ou double view. Em caso de indecisão ou empate dos pareceres, o artigo é enviado para um terceiro avaliador para dar o seu parecer. O resultado é comunicado aos autores e em caso da necessidade de correcções no artigo, é estabelecido um prazo para que os autores adequem o artigo.

A avaliação cega é feita de acordo com as seguinte directrizes: Adequação do título ao conteúdo do texto; Relevância, desenvolvimento coerente  do texto e criatividade das formulações; Estrutura, qualidade do conteúdo escrito e adequação do aporte teórico; Linguagem: ortografia, concordância, referências, coerência e coesão e Comentários adicionais que o avaliador achar importantes.

Terminada a avaliação os seguintes pareceres podem ser dados: Aprovado; Aprovado com restrições, ou correcções obrigatórias e rejeitado.

Revisão: esta fase ocorre quando o artigo já foi aceite e precisa de adequações que podem ser da estrutura, do texto, do conteúdo, ou outros aspectos sugeridos pelos avaliadores ou pelos revisores de texto.

Edição: fase final de preparação do texto pela equipa de edição para publicação no número ou fascículo da revista em que foi inserido o artigo.

Publicação: última fase em que o texto é finalmente disponibilizado publicamente no site da revista.

 POLÍTICA DE TAXAS

A Mandume: Revista de Estudos Multidisciplinares não cobra taxa de submissão e publicação aos autores e nem de acesso aos leitores, mantendo os seus artigos livre.