Captações de Nª Senhora do Monte e da Tundavala, Lubango, Angola - Enquadramentos Geológico e Hidrogeológico

  • Edson S. Baptista Instituto Superior Politécnico Tundavala, Angola
  • José M. M. Azevedo DCT – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra
  • Nelson E.V. Rodrigues DCT – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra
Palavras-chave: Angola, Lubango, Quartzito, Aquífero, Captação

Resumo

Neste trabalho estabelece-se o enquadramento geológico e hi­drogeológico das duas principais captações que abastecem a cidade do Lubango: Captação de Nª Srª do Monte (CNSM) e Captação da Tundavala (CT). A CNSM é consti­tuída por vários furos verticais com profundidade variável entre os 100 e 190 m. A CT consiste no aproveit­amento de duas exsurgências de caudal elevado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Azevedo, JM, Rodrigues, NEV, Baptista, ES, (2011) Enquadramento geológico e hidrogeológico das captações da Bombagem e da Tundavala, Lubango, Angola. - Proceedings do 8º Seminário sobre Águas Subterrâneas. Lisboa. 3p.

Baptista, E.S.R (2010) Caracterização hidrogeológica e medidas de protecção das Captações da Bombagem e da Tundavala, Lubango, Angola. - Tese de Mestrado em Geociências, FCTUC, Universidade de Coimbra. 87p.

Castro, B.M. (2012) Caracterização hidrogeológica e usos da água da Nascente de Nossa Senhora de Monte, Lubango, Angola. - Tese de Mestrado em Geociências, FCTUC, Universidade de Coimbra. 37p.

Pereira, E., Van-Dúnen, M. Vitória, Tassinari, C. (2006) Carta Geológica de Angola, Notícia Explicativa da Folha Sul D-33/N-III (Bibala), escala 1: 100 000. Instituto Geológico de Angola.

Vale, F., Simões, M. (1971) Carta Geológica de Angola, Notícia Explicativa da Folha 336 (Sá da Bandeira), escala 1: 100 000. Serviço de Geologia e Minas de Angola.

Publicado
2015-01-05
Secção
Hidrogeologia e Geoquímica