Estudo geoquímico das águas no aquífero cársico do Cretácico e no aquífero terrígeno do delta do Catumbela região de Lobito, Angola, e avaliação de possíveis impactos na saúde pública

  • Judith Maia J. Epalanga Matias Instituto Superior Politécnico Tundavala e Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela da Universidade Katyavala Bwila, Angola
  • M. Manuela da Vinha G. Silva Departamento de Ciências da Terra, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade de Coimbra
  • Marina M. S. Cabral Pinto Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Água subterrânea, Composição química da água, parâmetros físico-químicos, Saúde pública, Lobito-Angola

Resumo

Neste estudo pretendeu-se determinar as características físico-químicas e geoquímicas das águas dos dois aquíferos, para identificar as possíveis diferenças existentes. Foi feita uma amostragem de 5 pontos de água em cada aquífero, número condicionado por razões de acesso e autorização de proprietários. As diferenças existentes foram testadas com auxílio da estatística e foram explicadas em função das características dos locais de amostragem. A qualidade da água foi também averiguada por comparação com os valores indicados pela WHO (2008) e pela Lei Portuguesa (Decreto-Lei nº 236/98 e Decreto-Lei nº 306/2007). Tentou-se encontrar relação entre as características da água e alguns problemas de saúde pública, identificados com inquéritos que foram feitos a 30 consumidores da água de cada um dos aquíferos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Decreto-Lei nº 236/98 de 01 de Agosto. Diário da República, Nº 176 – 01.08.1998 – I Série – A. Ministério do Ambiente, Lisboa. 19 pp.

Decreto-Lei nº 306/2007 de Agosto. Diário da República, Nº 164/2007 – I Série. Ministério do Ambiente, do Ordenamento e do Desenvolvimento Regional. Lisboa, 19 pp.

Matias, J.M.J.E. (2013). Estudo geoquímico das águas no aquífero cársico do Cretácico e no aquífero terrígeno do delta do Catumbela região de Lobito, Angola e avaliação de possíveis impactos na saúde pública. Tese de Mestrado não publicada, Universidade Coimbra, 55 pp.

Tchikwala, E.F. (2010). Caracterização físico-química e avaliação de impactes antrópicos na água do rio Catumbela, Benguela - Angola. Tese de Mestrado, não publicada. Universidade de Coimbra, 42 pp.

WHO (2008). Guidelines for Drinking – Water Quality. Volume 1.3rd Edition, 668 pp.

Publicado
2015-01-05
Secção
Hidrogeologia e Geoquímica