Aplicação da Deteção Remota à Cartografia Geológica: O Caso da Região de Benguela-Lobito (Angola)

  • Elizabeth Carvalho Instituto Superior Politécnico Tundavala e Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Palavras-chave: Deteção remota, Cartografia Geológica, Landsat 7 ETM, Benguela, Angola

Resumo

Neste trabalho aplicou-se a metodologia de deteção a partir de imagens Landsat 7 ETM+, nas áreas de Lobito e Benguela, onde ocorrem unidades geológicas compostas por rochas metamórficas e sedimentares de idade pré-câmbrica ao Cenozoico: Complexo Metamórfico, Precâmbrico (A1), formação Sal Massivo (Apc1), formação Binga (Apc2), formação Tuenza (Alb1), formação Catumbela (Alb2) e formação Quissonde (Alb3), todas de idade cretácica. Foram caracterizados pontos no terreno em áreas onde afloram diferentes unidades litostratigráficas e que serviram como amostras de treino georreferenciadas. Estes pontos constituem a base para a aplicação de técnicas de classificação automática como a utilização de árvores de decisão. seguida da respetiva validação com suporte em matrizes de confusão, cujo resultado permitiu concluir uma elevada eficiência do uso dos sensores radiométricos na identificação e delimitação espacial dos contactos entre as várias unidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BUTA NETO, A., DA SILVA TAVARES, T., QUESNE, D., GUIRAUD, M., MEISTER, C., DVID, B. & MORAIS, L. 2006. Synthèse préliminary des travaux menés sur le bassin de Benguela (Sud de Angola): implications sédimentologiques, paléontologuiques et structurales. Africa Geociences Review, vol.13, nº.3, pp 239-250.

INAGEO (INSTITUTO NACIONAL DE GEOLOGIA). 1982. Carta geológica de Angola, à escala 1:250.000. Direcção Provincial dos Serviços de Geologia e Minas.

MANTAS, V.M., PEREIRA, A.J.S.C., NEVES, L.J.P.F. 2012. Melhoramento de um produto de refletância de superfície empírico e sua aplicação à classificação de imagens multiespectrais no apoio à cartografia geológica, 46º Congresso Brasileiro de Geologia / 1º Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa, Santos, São Paulo, 30 de Setembro – 5 de Outubro, 2012.

RABAÇA, T. J. L. 2001. Caracterização Geoambiental da Região de Penamacor – Idanha por aplicação de técnicas de detecção remota. Coimbra. Tese de Mestrado em Geociências, Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra, 226 p.

Publicado
2015-01-05