As Restingas do litoral Angolano nos Medias Relevância Social e Vulnerabilidades Naturais

  • Miguel Arcanjo Viera Nito Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela
Palavras-chave: Restingas, Litoral, Erosão, Angola

Resumo

Este trabalho tem como finalidade apresentar os agentes e processos da dinâmica sedimentar e descrever a evolução das restingas. Por outro lado, pretende-se perceber o papel que os média têm tido na divulgação da evolução, interesse económico e vulnerabilidades das restingas do Lobito e de Luanda. Por fim, pretende-se propor medidas de gestão ambiental e do Ordenamento do Território, nomeadamente para protecção e conservação dos valores ambientais e paisagísticos da região em estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Administração Municipal do Lobito (2011). Relatório do III Trimestre da Repartição Municipal de Estudo Planeamento e Estatística. Administração Municipal do Lobito.

Bastos, A. (1912). História do Lobito-In Monografia da Catumbela de 1836 a 1908.

GUILCHER, A. (1957) - Océanographie - HydrologiedesOcéansetdesMers, Centre de DocumentationUniversitaire, Paris. 84- 90.

Boyd, R., Dalrymple, R. e Zaitlin, B.A. (1992). Classification of clastic coastal depositional environments. SedimentaryGeology, vol. 80: 139-150.

Carvalho, G. S. (1961) – Alguns problemas dos terraços quaternárias de litoral de Angola. Boletim dos Serviços de Geologia e Minas de Angola, vol. 2, pp. 5-15.

Carvalho, G. S. (1966). Índices de forma de grãos de areia e a morfoscopia das areias de praias do litoral de Angola. Garcia da Orta, Revista da Junta de Investigações do Ultramar, vol 11, nº 2: 292-313.

Publicado
2015-05-05
Secção
Ambiente e Ordenamento