Educação pré-Escolar: desafios e perspectivas da harmonização e articulação institucional e comunitária na realidade angolana

Palavras-chave: Articulação, Educação Pré-escolar, Enfoque lúdico, Criança, Harmonização

Resumo

Os novos tempos exigem mudanças nas formas de reflectir e actuar, momentos em que o processo educativo deve responder às demandas da sociedade. Nesse sentido, o artigo tem por finalidade propor desafios de acordo a harmonização e articulação do subsistema da Educação Pré-escolar a partir do enfoque lúdico integrador nas formas organizativas do processo educativo na realidade Angolana. Deste modo, o estudo enquadra-se numa abordagem de natureza qualitativa a partir de uma pesquisa bibliográfica, analítica com natureza compreensiva e descritiva a partir da análise documental na busca de respostas de uma realidade social sobre o desenvolvimento do processo educativo em contexto institucional e comunitário concebido como um processo em espiral e contínuo que na medida que a criança avança no seu crescimento, contribui na realização de diversas acções que antes não era capaz de fazer, tendo como base o enfoque lúdico como actividade fundamental nesta etapa. Portanto, conceber uma Educação Pré-escolar harmonizada e articulada, possibilita estimular as crianças em função de um desenvolvimento integral que permita converter as habilidades mais simples em mais complexas de forma gradual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Taimara Roa Aleaga, Faculdade de Serviço Social da Universidade de Luanda, Angola

Mestre em Ciências da Educação Superior, pela Universidad Santiago de Cuba, Professora Auxiliar na Faculdade de Serviço Social  da Universidade de Luanda. Actualmente actua junto da equipa de supervisão de estudantes do Mestrado de Educação de Infância do Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla.

João Manuel Correia Filho, Faculdade de Serviço Social da Universidade de Luanda, Angola

Doutor em Ciências de Educação pela Universidade de Évora e pela  Universidad de la Integraçíon de las Américas, Mestre em Relações Internacionais Estudos Europeus pela Universidade de Évora, Mestre em Ensino de História de África no Instituto Superior de Ciências de Educação, Licenciado em Ciências de Educação pelo Instituto Superior de Ciências de  Educação da Universidade Agostinho Neto. É Professor Auxiliar  e Coordenador da Comissão de Gestão  da Faculdade  de Serviço Social da Universidade de Luanda

Referências

Angola. Lei nº 17/16, de 7 de Outubro de 2016. Diário da República nº 170. I Série - Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino.

Angola. Lei nº 32/20, de 12 de Agosto de 2020. Diário da República nº 132. I Série - Lei que altera a Lei nº 17/16 de 7 de Outubro – Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino.

Angola. Ministério da Educação/INIDE (2019). Plano Curricular do Pré-escolar e Ensino Primário. Luanda, Editora Moderna.

Brasil. Ministério da Educação e do Desporto (2006). Parâmetros básicos de infra-estrutura para instituições de educação infantil. Brasília: MEC, SEB.

Carvalho, M. C.; Rubiano, M. B. (2010). Organização do espaço em instituições Pré - escolares. In Oliveira, Z. M. R. (Org.) Educação infantil: muitos olhares. 2ed.,São Paulo: Cortez.

Flores, C. (2011). A importância do brincar para o desenvolvimento da criança dos 0 aos 3 anos. Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba.

Formosinho, J. (1996). Modelos Curriculares para a Educação de Infância. Porto: Porto Editora.

Haetinger, M, G. (2008). Jogos recreação e lazer. 2ª Edição. Curitiba: IESDE Brasil S.A.

Marchão, A. (2012). No Jardim de Infância e na Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico - Gerir o Currículo e Criar Oportunidades para Construir o Pensamento Crítico. Lisboa: Edições Colibri.

Santos, D. (2009). Ludicidade em sala de aula. Um caminho para o desenvolvimento da criança. Dissertação de Mestrado. Salvador: Universidade do Estudo da Bahia.

Publicado
2022-02-15
Como Citar
Aleaga, T., & Filho, J. (2022). Educação pré-Escolar: desafios e perspectivas da harmonização e articulação institucional e comunitária na realidade angolana. Revista Realidade Social, 1(1), 11-31. Obtido de http://www.portalpensador.com/index.php/RRS/article/view/414
Secção
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO SUBSISTEMA DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR