Noções Matemáticas Sobre Comparação de Longitudes Mediante Mensuração com Unidade de Medidas não Convencionais

Palavras-chave: Exercícios-problema simples, Comparação de longitudes, Medidas não convencionais

Resumo

A pesquisa que realizámos teve como objectivo elaborar uma proposta metodológica baseada em exercícios-problemas simples sobre a comparação de longitudes mediante a acção de medir, com unidades de medidas não convencionais. Para o desenvolvimento da pesquisa foram escolhidos, de forma intencional, 2 centros infantis, 2 creches e 6 escolas do Ensino Primário, com salas de Iniciação, localizadas na cidade do Sumbe. Tendo em conta o objectivo proposto adoptou-se o paradigma construtivista, seguindo uma metodologia de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso, cujos resultados demonstraram, que embora o currículo construído para o subsistema de ensino pré-escolar oriente algumas actividades metodológicas e práticas para o desenvolvimento dos conteúdos, ainda existem dificuldades no tratamento metodológico dos conteúdos matemáticos relacionados com as longitudes, que está associada à preparação pedagógica dos professores/educadores, influenciando de forma directa na aprendizagem das crianças.  Relacionados à estes factores, foram manifestadas às seguintes insuficiências: poucas actividades realizadas com as crianças para potenciar a acção de medir com unidades de medidas não convencionais; deficiente assimilação dos procedimentos para a comparação de longitudes; falta de autonomia nas crianças na realização das actividades de medir com unidades de medidas não convencionais; pouca aplicação nas crianças da acção de medir em planos reduzidos com unidades de medidas não convencionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Rogélio Alberto Valdés Gámez, Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe, Angola

Mestre em Educação Matemática, docente do Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe.

Referências

ADRA & UNICEF. (2016). Educação no OGE 2016. Angola. Disponível em: https://issuu.com/unicefangola/docs/analise_oge2016_educacao. Recuperado em: 10 de Julho de 2020.

Angola. Decreto-lei nº 17/16. (2016). Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino, alterada pela Lei nº 32/20, de 12 de Agosto. Diário da República, I Série nº 170 (07-10-16), 3994-4013. Angola: Impressa Nacional.

Azevedo, H. H., & Schnetzler, R. P. (2007). O Binómio Cuidar-Educar na Educação Infantil e a Formação Inicial de seus profissionais. In: 28º Reunião da Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Disponível em https://anped.org.br/biblioteca/item/o-binomio-cuidar-educar-na-educacao-infantil-e-formacao-inicial-de-seus. Recuperado em 3 de Junho de 2020.

Cláudio, A. N. (2011). Currículo de Educação Pré-Escolar. Luanda, Angola: INIDE.

Lazo, C. G. (2015). Iniciación a la Medida en la Educación Infantil: propuesta de actividades para alumnos de 4-5 años. Dissertação de Mestrado. Universidad de Valladolid. Facultad de Educación de Palencia Autoridad UVA. Disponível em: http://uvadoc.uva.es/handle/10324/15961. Recuperado em 2 de Junho de 2020.

Pozebon, S., & Lopes, A. R. (2013). Grandezas e medidas: Surgimento Histórico e contextualização curricular. VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Rio Grande do Sul - Brasil. Disponível em: http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vi/paper/viewFile/971/908. Recuperado em: 2 de Junho de 2020.

Soledad, Q. T., & Susana, S. C. (2014). Analisis del material didáctico en la iniciación de la noción de medida en los niños de 5 a 6 años del Jardín de Infantes "República de Cuba" ubicado en el Barrio "Cuedina" de la Parroquia de

Amaguaña. Equador. Disponível em: http://repositorio.espe.edu.ec. Acessado em 1 de junho de 2020.

Publicado
2020-11-06
Como Citar
Gámez, R. (2020). Noções Matemáticas Sobre Comparação de Longitudes Mediante Mensuração com Unidade de Medidas não Convencionais. Revista Científica Do ISCED-Huíla, 1(01), 132-157. Obtido de http://www.portalpensador.com/index.php/RCIH/article/view/243