Enfrentamento da COVID-19 pela Liga de Pneumologia da UFCSPA: Protagonismo Estudantil e Empoderamento Pós-pandemia

Palavras-chave: Liga Acadêmica, Pós-Covid-19, Protagonismo Estudantil

Resumo

Este artigo tem como objectivo, descrever como a Liga de Pneumologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) adaptou suas atividades a fim de enfrentar a pandemia de COVID-19 e assegurar sua responsabilidade social enquanto extensão universitária. Além das atividades internas, duas intervenções abertas à comunidade externa se destacaram em termos de impacto e alcance. A primeira delas foi uma parceria com o Núcleo de Inclusão e Diversidade  em um ciclo de debates online com tradutor simultâneo em libras na plataforma do Instagram, levando à população informações feitas por especialistas sobre a COVID-19. Num ambiente de integração entre o conhecimento científico e o popular, cumpriram-se pautas sobre esclarecimento de dúvidas, mudanças na abordagem da asma, DPOC e tabagismo com a pandemia de COVID-19 e a vivência na linha de frente contra o novo coronavírus. A segunda intervenção foi o Simpósio de Emergências Respiratórias, na plataforma YouTube. Como principais resultados, destacamos a adaptação das atividades de presenciais para virtuais, um aumento significativo de acessos e de seguidores da página da Liga, realização de ações com alcance internacional e partilha da experiência da Liga em evento internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

João Vitor Pinotti Dallasen João Dallasen, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Brasil

Estudante do 5º Ano de Medicina da UFCSPA. Bolsista Voluntário de pesquisa do PPF (Pavilhão Pereira Filho) da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (ISCMPA). Presidente da Gestão 2021-2022 da Liga de Pneumologia da UFCSPA (LiPU).

Júlia Mattevi Popko, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Brasil

Estudante de medicina do 3º Ano da UFCSPA. Vice-Presidente da Liga de Pneumologia da UFCSPA (LiPU).

Guilherme Silveira Procianoy, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Brasil

Graduando do curso de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Atua como Diretor de Extensão na Liga de Pneumologia da UFCSPA (LiPU) e Secretário da Liga de Ortopedia e Traumatologia (LiOrT) dessa mesma instituição. 

Mara Rúbia André Alves de Lima, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Brasil

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), especialização em Mídias na Educação pelo Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação/UFRGS(2011), mestrado em Medicina - Pneumologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), doutorado em Medicina: Pneumologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2000) e residência-médica pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre(1984). Actualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Membro de corpo editorial da Prática Hospitalar (Impresso), Revisor de periódico da Revista AMRIGS, Membro de corpo editorial da Revista AMRIGS e Professor do Centro de Estudos e Pesquisas em Fisioterapia do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica. Actua principalmente nos seguintes temas: Sinusite e Asma, Sinusobronquite, Tosse crónica.

Referências

Gimael, R. C. (2018). O impacto socioeducacional das tecnologias digitais. Debates em Educação, 10(20), 303–307. https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p303.

Kim, J., Kwon, Y., & Cho, D. (2011). Investigating factors that influence social presence and learning outcomes in distance higher education. Computers & Education, 57(2), 1512–1520. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2011.02.005

Lisboa, B. G., Gava, G. C., Popko, Júlia Mattevi, Zehnder, Cristian, Dallasen, J. V. P., Flores, V. M., Ross, M., Pire, G. B., Silveira, L. M. de O. B., & Lima, M. R. A. A. de. (2021). Relato de Ações Resultantes da Parceria Entre o Núcleo de Inclusão e Diversidade (NID) e a Liga de Pneumologia (LiPU) Durante a Pandemia de Covid-19. Em Reflexões sobre inclusão, diversidade e acessibilidade em tempos de Covid-19 (p. 237). Editora da UFCSPA.

Moran, J. M., & Valente, J. A. (2015). Educação a distância. Summus Editorial.

Neves, V. N. S., Machado, C. J. dos S., Fialho, L. M. F., & Sabino, R. do N. (2021). Utilização de lives como ferramenta de educação em saúde durante a pandemia pela covid-19. Educação & Sociedade, 42, e240176. https://doi.org/10.1590/es.240176

Oliveira, E. S., Cruz, T. N., Silva, M. R., Freitas, T. C., Santos, J. R. N., & Santos, W. F. (2020). A educação a distância (EaD) como ferramenta democrática de acesso a educação superior: Formação docente. Em Digitalização da educação: Desafios e estratégias para a educação da geração conectada (1ª ed, pp. 8–14). Editora Inovar.

Rodrigues, A. L. L., Prata, M. S., Batalha, T. B. S., Costa, C. L. N. A., & Neto, I. F. P. (2013). Contribuições da extensão universitária na sociedade. Cadernos de Graduação. Ciências Humanas e Sociais Unit, 1(16), 141–148.

UFCSPA. (2021). UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre—Nossa História. https://ufcspa.edu.br/sobre-a-ufcspa/quem-somos/nossa-historia

Publicado
2022-01-27
Como Citar
João Dallasen, J. V., Popko, J., Procianoy, G. S., & Lima, M. R. (2022). Enfrentamento da COVID-19 pela Liga de Pneumologia da UFCSPA: Protagonismo Estudantil e Empoderamento Pós-pandemia. Revista Angolana De Extensão Universitária, 3(1), 39-46. Obtido de http://www.portalpensador.com/index.php/RAEU-BENGO/article/view/388